data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Janaína Wille (Diário)
ATUALIZAÇÃO: matéria atualizada em 12 de junho de 2020 às 12h12min
A aproximação de uma frente fria na Região Central provocou fortes rajadas de vento que chegaram aos 73,4 km/h na manhã desta sexta-feira. Conforme a Somar Meteorologia, a ventania iniciou por volta de 4h.
Além do vento forte, os moradores também puderam sentir um abafamento no amanhecer desta sexta. Às 8h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as termômetros já marcavam 26,8ºC em Santa Maria. Pela tarde, a temperatura chegou a 30,3ºC.
Tapumes de obra são retirados do Calçadão
Segundo a Somar, há alertas de tempestade com risco de granizo e ventania ao logo de todo o dia. A chuva está prevista para chegar ainda pela manhã na região e se estender até a noite em forma de pancadas de chuva.
A previsão indica que a instabilidade segue até, pelo menos, sábado. No final de semana, a temperatura cai significativamente, por causa da frente fria. No sábado, a mínima prevista é de 8ºC, durante a noite, e a máxima de 21ºC, na madrugada. No domingo, a previsão indica que a temperatura deve variar entre 4ºC e 16ºC.
TRANSTORNOS
Segundo o Corpo de Bombeiros, uma árvore caída bloqueava parcialmente o trânsito na RSC-287 próximo à Ala 4. A pista no sentido Quarta Colônia - Santa Maria ficou bloqueada em um trecho. O trânsito foi normalizado por volta de 7h30min. Na BR-158 também houve queda de galhos.
QUEDAS DE LUZ
Segundo a RGE Sul, há registros de interrupção no fornecimento de energia devido ao vento forte. A concessionária não informou quantas residências estão desabastecidas ou o prazo para normalização. Entretanto, em alguns SMS enviados a clientes, a previsão de retorno é às 18h. Ainda de acordo com a RGE, os casos de maior complexidade já estão sendo atendidos para restabelecimento da energia.